A+ | A- | Reset

UHE São Domingos já tem mil toneladas em peças PDF Imprimir E-mail

Fonte: Correio do Estado

 

Mais de mil toneladas em peças para turbinas e geradores já estão no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica São Domingos (UHSD), em Água Clara, na região Leste do Mato Grosso do Sul. Os trabalhos de montagem já começaram e as peças da primeira turbina estão sendo instaladas na casa de Força. São os chamados cones de sucção. Paralelamente a essa atividade estão em andamento os serviços de concretagem das estruturas da Casa de Força bem como as atividades de soldagem do pré-distribuidor e da caixa espiral. Todo o trabalho é feito em três turnos e vai até a madrugada para acelerar os processos de concretagem e montagem da estrutura.

 

Está prevista para o mês de outubro a chegada de um guindaste com capacidade de 500 toneladas. Ele será utilizado na transferência e instalação da caixa espiral. Trinta e sete carretas irão transportar as peças para a montagem deste guindaste.

 

Nesta semana, outras quatro carretas pesando cerca de 30 toneladas cada, chegaram ao canteiro transportando os estatores dos geradores e mais alguns acessórios. Todas as peças foram importadas da China e estão sendo montadas com o apoio do fabricante Lulu Tong. Para isso, um intérprete tem acompanhado de perto todo o processo de montagem que deve durar em média, seis meses.

 

Segundo informações do engenheiro residente da Eletrosul, André Batistela Ribeiro, as peças vindas do oriente passam 60 dias cruzando o oceano até chegarem ao Brasil pelo Porto de Itajaí, em Santa Catarina, onde foi feito o desembaraço aduaneiro.

 

As obras de construção da Usina Hidrelétrica São Domingos seguem com a construção da barragem, finalização do chamado Vertedouro, que é uma estrutura de concreto que tem por finalidade o desvio do rio, fato esse ocorrido no dia 30 de junho.