Complexo solar, UFV Alex, no Ceará avaliado em R$ 1 bilhão – Projeto Executivo Intertechne

O município de Tabuleiro do Norte, no vale do Jaguaribe, é uma região conhecida por abrigar um dos mais significativos centros de peregrinação religiosa do Ceará. Agora a região também será conhecida como polo de energia solar. A UFV Alex, um dos maiores projetos fotovoltaicos do país será construída em Limoeiro do Norte, município vizinho de Tabuleiro do Norte.

A Elera Renováveis, empresa de geração e comercialização de energia, adquiriu o complexo solar em janeiro do ano passado. A construtora Andrade Gutierrez foi contratada para a construção do complexo, em regime EPC, tendo a Intertechne como responsável pelo fornecimento de serviços técnicos de engenharia de projeto executivo civil e elétrico da usina, que está prevista para iniciar as operações entre julho e setembro de 2021.

O complexo fotovoltaico Alex será equipado com aproximadamente 812.500 módulos fotovoltaicos totalizando 357,47MWp, e será composto por 45 unidades geradoras com centro de transformação para rede média tensão de 34,5 kV totalizando 278MW instalados. A energia será escoada pelo Seccionamento das LT 230kV Mossoró II – Banabuiú circuito C2, entre as cidades de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte.

A UFV Alex, que terá capacidade para abastecer o equivalente a 250 mil residências, será formada por 9 Subplantas.

Participar do complexo fotovoltaico Alex incrementa significativamente o portfólio de projetos fotovoltaicos da Intertechne, contribuindo para consolidar a marca da empresa no segmento de energias renováveis. Atualmente a Intertechne está atuando em uma série de projetos de grande porte na área fotovoltaica, como o projeto da usina de Janaúba em Minas Gerais, complexo que também faz parte do portfólio de usinas da Elera Renováveis.