Expansão da usina hidrelétrica de Yacyretá deve aumentar em 270MW a potência instalada

Localizada no Rio Paraná, entre a Argentina e o Paraguai, a usina hidrelétrica binacional de Yacyretá está passando por obras de expansão com a participação da Intertechne Consultores. A obra denominada “Maquinización del Brazo Aña Cuá“, consiste na construção de uma nova central hidrelétrica com três turbinas do tipo Kaplan, incrementando em 9% a potência atual. A ampliação, que teve início em junho de 2020, está prevista para ser finalizada em meados de 2024, quando a nova central contará com a potência instalada de 270 MW.

Para realizar esta expansão, onde a nova central utilizará a vazão ecológica que atualmente é liberada pelo vertedouro auxiliar no braço do Rio Paraná denominado Aña Cua, será necessário realizar uma abertura na barragem existente da hidrelétrica de Yacyretá, cuja casa de força tem 3.200 MW de potência instalada.

As obras de expansão estão a todo vapor, e a Intertechne está trabalhando no desenvolvimento dos projetos de engenharia e no gerenciamento dos contratos dos fornecedores. Para Luan Souza, parte da equipe de engenharia que atua no local do projeto, a obra é um grande desafio, mas também uma bela oportunidade para pensar na segurança da barragem desde a sua concepção. “Estamos trabalhando com dedicação total neste projeto tão importante. Lidar com obras brownfield é sempre um grande desafio, já que será necessário fazer uma abertura na barragem existente”, explica Luan.

“Nos últimos anos a Intertechne conquistou uma série de novos projetos brownfield, e poder participar de uma obra com a envergadura de Yacyretá só reforça a nossa capacidade técnica em desenvolver grandes projetos de expansão e modernização para o segmento de Água e Energia”, comenta Carlos Infante Teixeira, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Intertechne.