INTERTECHNE PARTICIPA DE PROJETO DE BARRAGEM NA REPÚBLICA DOMINICANA

A Barragem de Montegrande, empreendimento do Instituto Nacional de Recursos Hídricos (INDRHI), que está sendo construída no Rio Yaque del Sur, na província de Barahona – República Dominicana, é mais um novo desafio para Intertechne Consultores. Contratada pela Construtora Andrade Gutierrez, a Intertechne responde pelo Projeto Básico Otimizado e também pelo Projeto Executivo de todas as estruturas que compõem o aproveitamento múltiplo de Montegrande, o que engloba barragem, vertedouro, descarregador de fundo, casa de válvulas e vertedouro de emergência.

Montegrande foi pensada com o objetivo de prevenir inundações, movimentar o ecoturismo e garantir o abastecimento de água em uma região que, além de ser uma das mais carentes da República Dominicana, também tem um forte potencial agrícola. Além disso, o projeto tem previsão para futuramente gerar energia elétrica (capacidade instalada de 18MW). Sua barragem possui uma extensão total de 2165 m de comprimento e 55 m de altura máxima, com capacidade de represamento de 389 milhões de metros cúbicos de água. A construção teve início em fevereiro de 2018 e a revisão de entrega é para abril de 2021. Segundo Mônica Carvalho, gerente responsável por Montegrande, este projeto é muito desafiador, tendo em vista as características da região.

“O principal desafio é seguramente o projeto da barragem de núcleo de asfalto com plinto apoiado em parede diafragma. Hoje, no mundo, só existem duas barragens com características semelhantes a esta. Além disso, a condição geológica da fundação da barragem de Montegrande, composta por aluvião arenoso, rochas brandas e situada em região de alta sismicidade, faz do projeto um desafio único”.

A barragem também conta com um sistema de emergência, caso ocorram inundações inesperadas. “Uma outra estrutura interessante que está sendo projetada em Montegrande é um vertedouro de emergência, tipo dique fusível, que rompe na ocorrência de cheias excepcionais, extrapolando a capacidade dos dispositivos de descarga previstos (descarregador de fundo e vertedouro)”, ressalta Mônica.

‘’Poder participar da implantação desta solução em barragem, até então inédita para a Intertechne, e acompanhar o seu comportamento durante e após o enchimento do reservatório, sem dúvida nenhuma é um grande privilégio para a nossa equipe. Sem dúvida nenhuma também, esse projeto irá enriquecer o nosso know-how em projetos de alta complexidade no segmento de Água e Energia”, finaliza Mônica.