UFV Janaúba

Intertechne participa de um dos maiores projetos solares da América do Sul

O complexo solar de Janaúba, em Minas Gerais, será construído pela Andrade Gutierrez que foi contratada pela Elera Renováveis, unidade do grupo canadense Brookfield no Brasil, e em sua primeira fase terá 830 MW de capacidade instalada. A Intertechne é responsável pelo projeto executivo civil e elétrico da UFV. O projeto teve início em janeiro e a expectativa é que a usina solar entre em operação no início de 2022.

Segundo Rafael Castilha, gerente do projeto na Intertechne, esse empreendimento irá reforçar ainda mais a capacidade técnica da Intertechne dentro da área de energias renováveis. ”É uma imensa satisfação participar de um projeto fotovoltaico dessa envergadura, talvez entre os maiores em sua modalidade na América do Sul. Para ajudar o nosso cliente a reduzir os custos operacionais e gerar maior assertividade nos processos do projeto, nossos times estão utilizando a metodologia BIM (Building Information Modelling)”, destaca Rafael.

Para Carlos Infante, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Mercado, o projeto do complexo solar de Janaúba é mais uma importante etapa no processo de consolidação da Intertechne no segmento de energia solar. ”Estamos atuando em várias frentes, como projetistas, integradores de soluções energéticas e investidores em projetos de geração distribuída. Um exemplo disso foi o projeto da UFV Bandeirantes no Paraná, onde atuamos por meio da nossa empresa controlada Sistechne, responsável pela implantação do projeto e também como investidores do projeto. Somos um grupo com mais de 30 anos de experiência em engenharia consultiva e estamos avançando rápido em nossa capacidade de desenvolver soluções de ponta em energias renováveis”, ressalta Infante.