UFV Bandeirantes

UFV Bandeirantes inicia suas operações no Paraná

No dia 01 de março entrou em operação o Complexo Solar de Bandeirantes, no Estado do Paraná. O projeto foi implantado pela Sistechne, integradora de soluções em energia do grupo Intertechne, que foi responsável pela gestão de fornecimento de equipamentos, obras civis e montagem. Além de atuar na implantação da usina, o grupo Intertechne participou como investidor, associado à COPEL-G&T, na Solar Paraná GD Participações.

Inicialmente a usina está operando com 3 MWp e, ainda este ano, está prevista sua ampliação, fazendo com que a capacidade total instalada atinja 5,36 MWp (megawatt-pico). Ao final, a UFV Bandeirantes produzirá energia suficiente para suprir as necessidades de aproximadamente 10 mil pessoas.

Este projeto foi construído dentro de um modelo de negócios chamado “geração distribuída” (GD), onde consumidores alugam plantas de geração de energia, que por sua vez compensam a energia que consomem em suas atividades. Com isso, a energia utilizada de origem fotovoltaica é compensada na conta de energia elétrica, permitindo uma redução dos custos com energia elétrica.

Para Paulo Akashi, diretor-presidente da Intertechne, este é um importante passo para o futuro da energia fotovoltaica no Paraná: “A transição das matrizes energéticas tradicionais para as renováveis tem acontecido de maneira natural há alguns anos, e a Intertechne evoluiu nesse sentido e hoje está preparada para atender esta demanda. Esse investimento em uma usina fotovoltaica voltada à geração distribuída, é um importante marco no uso de renováveis no Paraná, e confirma as vantagens que o modelo de geração distribuída remota pode trazer às empresas, na gestão dos seus custos com energia elétrica”, comenta Paulo.

O Complexo Solar de Bandeirantes, que fica a 100 km de Londrina, ocupa uma área total de 10,35 hectares (tamanho equivalente a quase 10 campos de futebol) e é composto por 6.900 placas fotovoltaicas. Cada uma delas é formada por células fotovoltaicas de silício policristalino, e essas células são interligadas em série e reagem com a incidência dos raios solares, liberando elétrons que são transferidos para um circuito dentro da placa ou painel solar.

O mercado de geração distribuída (MMGD) está em constante expansão no país, e segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), hoje existem mais de 200 mil unidades geradoras de energia fotovoltaica conectadas à rede no Brasil, com cerca de 2,3 GW em capacidade, que em junho do ano ano passado era apenas de 1 GW.

“A entrada em operação deste empreendimento reforça a capacidade do Grupo Intertechne em estruturar soluções em energias renováveis com a mesma qualidade em que entrega projetos em outros segmentos. Vamos continuar investindo nossos esforços em conquistar ainda mais espaço neste mercado, gerando valor para os envolvidos e alinhados com os melhores princípios de ESG”, finaliza Akashi.