A Intertechne tem construído uma sólida reputação como protagonista em projetos rodoviários de grande porte no Brasil. Sua atuação se desenha como uma linha contínua de entregas técnicas precisas, soluções inovadoras e impacto direto na mobilidade nacional. A seguir, traçamos essa trajetória por meio dos marcos que consolidaram a empresa como referência no setor.
Tudo começou com projetos que exigiam visão estratégica e domínio técnico, como a nova subida da Serra de Petrópolis, na BR-040. A Intertechne foi responsável pelos estudos de traçado, projeto básico e executivo de uma alternativa moderna e segura para esse trecho, atendendo às exigências do DNIT e superando os desafios da geografia local.
Na sequência, vieram os projetos na Bahia, com destaque para os trechos das rodovias BA-526 e BA-528, onde a empresa elaborou projetos executivos de pavimento, drenagem, sinalização e estruturas de contenção. Essa etapa marcou o início da expansão territorial da Intertechne, com atuação em diferentes regiões do país.
Com a chegada dos grandes projetos de concessão, a Intertechne assumiu papel estratégico na modelagem técnica do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná, assessorando um grupo investidor com soluções que equilibram viabilidade econômica e excelência técnica. Foram mais de 430 km de rodovias analisadas, incluindo trechos da BR-158, BR-369, PR-317, BR-163 e o contorno de Guaíra.
Em Curitiba, a empresa contribuiu com parecer técnico para o projeto de drenagem da Linha Verde Norte (BR-476), reforçando sua atuação em obras urbanas de mobilidade. Já em São Paulo, a Intertechne mergulhou em uma série de projetos de duplicação e interseções na Rodovia Raposo Tavares (SP-270) e na Rodovia SP-258, com entregas que vão desde o projeto funcional até o executivo, considerando metodologia BIM, cobrindo trechos que somam mais de 100 km.
A expertise acumulada culminou em um dos maiores desafios da engenharia rodoviária brasileira: a retomada das obras do Rodoanel Norte de São Paulo. Atuando como Relator Independente, a Intertechne foi responsável pela viabilização da retomada técnica das obras, realizando due diligence, inspeções, validações e desenvolvimento de novos projetos executivos. Com 44 km de extensão, 7 túneis duplos, 107 obras de arte e mais de 17 mil documentos revisados, esse projeto simboliza a maturidade e a capacidade da empresa em desenvolver projetos rodoviários de alta complexidade.
Paralelamente, a Intertechne seguiu contribuindo com projetos de ampliação e modernização das rodovias do Paraná, como PR-151, PRC-272, PRC-466, PRC-487 e PRC-460.
Atualmente a Intertechne esta desenvolvendo os projetos de acesso à Ponte de Guaratuba, bem como a integração BIM do projeto como um todo. Além de projetos funcionais, anteprojetos e projetos executivos para modernização da Nova 381 em Minas Gerais e da Nova 364 em Roraima.
Essa linha do tempo revela mais do que uma sequência de projetos: mostra uma empresa que evolui junto com o país, que transforma desafios em soluções e que pavimenta, com engenharia de excelência, os caminhos do desenvolvimento.
Fotolegenda: modelo BIM do projeto da BR-163

Concreto que se regenera: inovação em destaque no 1º Simpósio Brasileiro de Autocicatrização
Nos dias 22 e 23 de maio, a Intertechne participou do 1º Simpósio Brasileiro de