Nesta semana, diversas empresas e instituições estão participando da Damsweek 2024, evento do Comitê Brasileiro de Barragens destinado a debater assuntos relacionados à engenharia de barragens. A Intertechne também está presente no evento apoiando a iniciativa e compartilhando sua experiência no trabalho de segurança de barragens. “Temos uma equipe especializada em segurança de barragens composta por profissionais com mais de 20 anos de experiência em todas as áreas relacionadas a barragens e usinas hidrelétricas, que realiza desde inspeções de campo, análise de instrumentação, classificações de risco e análises de falha, até recomendações de ações preditivas, preventivas e corretivas. Isso nos permite atender a qualquer demanda de forma rápida e com o mais alto padrão de qualidade. Já deixamos nossa marca em alguns dos projetos de barragens mais importantes tanto no Brasil quanto no exterior”, afirma o engenheiro da Unidade de Água e Energia, Henrique Augusto Palumbo.
Desde 2018, a empresa tem se destacado no campo da segurança de barragens, realizando mais de uma centena de Revisões Periódicas em diversos projetos, que vão desde grandes usinas como Itaipu e Porto Primavera, até pequenas centrais hidrelétricas e barragens de abastecimento. “Um dos projetos mais emblemáticos em que estivemos envolvidos ocorreu em maio deste ano. Na ocasião, inspecionamos oito barragens de UHE (Usinas Hidrelétricas) e PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas) que foram severamente impactadas pelas cheias extraordinárias que devastaram o Rio Grande do Sul, marcando a maior tragédia hídrica recente do Brasil. Este projeto foi particularmente significativo, pois tivemos a oportunidade de aplicar nosso conhecimento técnico para ajudar a mitigar os danos e apoiar a recuperação da região afetada, reafirmando nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da sociedade brasileira”, ressalta Palumbo.
Rompimentos em cascata
A história recente do Brasil ficou marcada por rompimentos de barragens, especialmente no setor de mineração, onde as barragens de rejeito foram protagonistas de tragédias. Eventos como o colapso da barragem do Fundão em Mariana (2015) e o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho (2019) causaram destruição em larga escala e perdas humanas significativas. Embora esses desastres tenham ocorrido de forma isolada – e não traduzem o nível excepcional de segurança de barragens como um todo – eles destacaram a preocupação com a possibilidade de rompimentos em cascata—um fenômeno no qual o colapso de uma barragem pode desencadear a falha de outras barragens nas proximidades. “Como resposta a esses eventos, as normativas de segurança foram revisadas e aprimoradas para considerar o risco de rompimentos em cascata. Medidas adicionais estão sendo implementadas para reforçar a segurança e prevenir futuras ocorrências, incluindo a intensificação da fiscalização e a adoção de tecnologias avançadas de monitoramento”, destaca o engenheiro da Unidade de Água e Energia.
Atualmente o tema Segurança de Barragens conta com uma legislação moderna e bem regulamentada pelas agências e órgãos fiscalizadores. Na Intertechne, o trabalho relacionado ao tema envolve:
Monitoramento e Inspeção: realizamos as inspeções regulares (ISR) e auxiliamos no monitoramento contínuo das condições estruturais e operacionais das barragens, por meio da interpretação das leituras da instrumentação de auscultação civil.
Avaliação de Risco: realizamos avaliações de risco para identificar possíveis falhas e cenários de emergência, auxiliando as concessionarias a conhecerem melhor seus ativos quanto as suas vulnerabilidades, podendo assim direcionar melhor seus esforços para manter a segurança dos empreendimentos.
Plano de Segurança: auxiliamos diversos agentes de geração na elaboração e atualização contínua de seus planos de segurança, o que inclui estratégias de resposta a emergências, estudos de rompimento, procedimentos de evacuação e comunicação com as comunidades afetadas (PAE).
Manutenção e Reparos: realizamos investigações, estudos, projetos, auditorias, especificações técnicas, acompanhamento e fiscalização de obras, para levantamento de necessidade de aplicação de manutenção preventiva e corretiva.
Relatórios e Documentação: realizamos a emissão periódica de relatórios e declarações sobre as condições da barragem e as medidas de segurança adotadas, conforme exigido pela legislação e regulamentos da ANEEL.
Treinamento: realizamos a capacitação contínua dos profissionais responsáveis pela operação e manutenção das barragens, garantindo que estejam atualizados sobre as melhores práticas e normas de segurança.