Braskem amplia produção de Eteno com serviços de projeto da Intertechne

Considerada a matéria-prima da área petroquímica mais importante na América do Norte, com um consumo de quase 34 toneladas em 2022 – segundo a American Chemistry Council, o Etano, responsável pela produção de diversos plásticos, fibras, produtos químicos, e combustíveis, vem se tornando a cada dia mais essencial.

Pensando nisso, a Braskem, uma das gigantes do setor petroquímico, decidiu realizar a ampliação da planta de produção de Eteno no Rio Grande do Sul e, para isso, contratou a Intertechne para elaborar o projeto. A iniciativa foi tratada como uma das prioridades para a Braskem, visto a importância e a demanda do material no mercado mundial.

O projeto contou com uma equipe multidisciplinar de engenheiros especializados da Intertechne em diversas áreas, como engenharia de processo, tubulação, civil, elétrica, instrumentação, automação industrial e automação de projeto.

Apesar das dificuldades durante o período da pandemia, a equipe manteve-se dedicada. “Trabalhamos em regime de home office durante a pandemia, o que dificultou muito o processo. Em agosto de 2022, a montagem mecânica teve início, com várias etapas realizadas ao longo do ano até sua conclusão”, é o que comenta o Diretor da Unidade de Negócio de Óleo e Gás, Eng. Eletric. Francisco Vilas Boas.

Em novembro de 2022, o projeto alcançou 95% de conclusão, incluindo a entrega de um banco de dados com o modelo 3D para auxiliar na visualização e entendimento da obra. A equipe também prestou assistência técnica no campo durante toda a fase de montagem, incluindo a da parada da planta.

Já em janeiro deste ano, a ampliação da planta foi concluída com sucesso. A montagem foi finalizada e a planta retomou suas operações, alcançando rapidamente a capacidade ampliada.

O projeto de ampliação representa um marco importante para a Braskem e Intertechne, reforçando a posição de liderança no setor petroquímico e mostrando a capacidade de superar desafios para alcançar objetivos estratégicos da Intertechne Consultores.

Soluções como esta somente a Intertechne encontra! Entre em contato conosco e conheça outros projetos.