Intertechne capacita equipe para Projetos em zonas sísmicas

Na última semana, a equipe de engenharia da Intertechne participou de um treinamento intensivo focado no desenvolvimento de projetos em áreas propensas a eventos sísmicos. O curso, realizado ao longo de dois dias, reuniu especialistas da DUAE e DUMI e foi ministrado pelo argentino Dr. Federico Pinto da Universidade de Córdoba.

Dr. Federico Pinto

Entre os participantes estavam os engenheiros(as) Carolina Cittadin, Gustavo Bochi de Oliveira, Bianca Generoso, Edson José Amaral Junior, Rodrigo Contreras, Alessandra Lidia Mazon, Alex Calcina, Pedro Thá, Rafael Anibele, Eduardo Muget e Cleyton Stresser da Silva, representando diferentes áreas de atuação dentro da Intertechne.

O objetivo principal do treinamento foi estabelecer critérios e metodologias essenciais para o desenvolvimento seguro de projetos em regiões suscetíveis a eventos sísmicos. Isso incluiu a capacitação para dimensionar e verificar estruturas de concreto, barragens de terra, terra-enrocamento e mistas, garantindo a segurança e a eficiência dessas estruturas diante de possíveis abalos sísmicos.

“A importância desse curso se destaca pela escassez de registros sísmicos no Brasil e em regiões intraplacas. No entanto, a participação da Intertechne em projetos internacionais e a adoção de novas abordagens na área de mineração tornaram essencial a atualização dos procedimentos e requisitos da equipe, conforme os padrões internacionais”, foi o que disse o Engenheiro Civil Alex Calcina em entrevista após o final do seminário.

Ao finalizar o curso, os participantes destacaram a relevância do conteúdo abordado e sua aplicabilidade prática nos projetos da Intertechne. “A expertise de Federico foi fundamental para enriquecer os debates e contribuir com diferentes perspectivas para o tema em questão, especialmente em estudos relacionados a barragens, estruturas de usinas nucleares e edifícios”, complementou Calcina. O treinamento serviu como um marco inicial para a consolidação do conhecimento em projetos sísmicos dentro da empresa, capacitando tanto a área de Estruturas quanto de Geotecnia.

Com isso, a Intertechne reafirma seu compromisso com a excelência técnica e a constante atualização de sua equipe para enfrentar desafios complexos e garantir a segurança e eficiência de seus projetos em todo o mundo.