Intertechne no GEOMIN: buscando o protagonismo na Mineração Brasileira

Encerrado na última quinta-feira (26) em Ouro Preto/MG, o GEOMIN, um dos maiores eventos ligados ao setor da mineração, teve como destaque a Intertechne, que desempenhou um papel importante no evento, realizando três apresentações de estudos de casos.

O evento técnico une academia, empresas e instituições no campo da engenharia geotécnica aplicada à mineração. “Aproveitamos o momento para estreitar laços com parceiros, clientes e acadêmicos da área de geotecnia”, é o que comenta o Diretor da Área de Mineração da Intertechne, Ricardo Pinheiro.

Apresentações

A vitrine do GEOMIN serviu para que a Intertechne apresentasse três estudos de caso que abordaram aspectos geotécnicos críticos em barragens de mineração. Confira alguns detalhes:

1. Análises não drenadas: considerações sobre o modelo Mohr-Coulomb anisotrópico com tensões residuais.

2. Análises pseudo-estáticas em barragens de terra: recomendações internacionais e prática local aplicadas a um estudo de caso.

3. Dados de ensaios de campo e laboratório do aterro de uma barragem alteada à jusante no contexto de um projeto de reforço.

Essas apresentações provocaram discussões técnicas enriquecedoras e foram bem recebidas. No entanto, os artigos correspondentes ainda estão pendentes de publicação. A data exata de publicação será anunciada posteriormente.

Mais que um evento

Para a Intertechne, o GEOMIN marcou uma conquista significativa, sendo a primeira participação em um evento de grande escala no setor de mineração, tendo, inclusive, a publicação de trabalhos técnicos. Em relação à Mineração brasileira, o evento representou um encontro de destaque que reuniu as principais empresas de consultoria de engenharia, mineradoras e consultores independentes nacionais e internacionais, oferecendo insights valiosos sobre a geotecnia de mineração em âmbito mundial.

“Como representante do setor aqui na empresa destaco a importância do GEOMIN na promoção de discussões vitais sobre tópicos sensíveis relacionados à geotecnia na mineração. Enfatizo também que a Intertechne não apenas apresentou estudos de alta qualidade técnica, mas também fortaleceu relações estratégicas com clientes, parceiros, universidades e agências reguladoras do setor de mineração. Esperamos que seja o início de uma longa história com o GEOMIN”, finaliza Pinheiro.

A INTT esteve presente com os profissionais Cleyton Stresser, Engenheiro Geotécnico; Ricardo Pinheiro, Diretor da Unidade de Mineração da Intertechne; Alex Calcina, Consultor Interno de Geotecnia; Gilvan Sá, Consultor Interno de Geologia; Rafael Anibele, Engenheiro Geotécnico; e Marcelo Miqueletto, Gerente de Engenharia de Mineração.