Intertechne oficializa lançamento do HUB de inovação com seminário sobre o tema

Ocorreu nesta última terça-feira (12), na sede da Intertechne, em Curitiba, o lançamento do HUB de inovação da empresa. O projeto, que funcionará como um catalizador interno para atrair ideias que possam se transformar em projetos de inovação, acompanhará as tendências do mercado e potenciais sinergias que permitam engajamento em novos serviços ou produtos, alinhados com os nossos objetivos.

“Foi um marco. Com este evento tentaremos resgatar esse clima inovador nos nossos colaboradores e na empresa como um todo. Creio que demos um passo importante hoje na história da INTT. Mas não podemos parar por aqui, precisamos ir além! Sair do campo das ideias e concretizá-las”, disse Paulo Akashi, diretor-presidente da Intertechne.  

Inovação nos Negócios: sucesso requer atenção e cautela

No início da manhã, Marlon Cardoso, coordenador de inovação do ecossistema Vale do Pinhão – ecossistema de inovação para promover ações de Cidade Inteligente, ministrou a palestra “O custo e o poder de inovar”, onde comentou sobre a importância da mudança de pensamento dentro das empresas e como é essencial observarmos oportunidades e fazer algo diferente e útil.

“É preciso integrar a inovação à cultura organizacional desde a base até a liderança. A inovação não deve ser uma reflexão tardia, mas sim um componente fundamental em todos os aspectos do negócio”, comenta Cardoso.

O representante do Vale do Pinhão também analisou casos emblemáticos de empresas que falharam ao acompanhar a inovação e as mudanças do mercado. Exemplos incluem a Blackberry, Blockbuster, Kodak, entre outras empresas que não conseguiram se adaptar à nova era.

Além disso, ele classificou as abordagens das empresas em relação à inovação, destacando a importância de um ecossistema empreendedor sólido, que investe em pesquisa e desenvolvimento, sem deixar de lado o relacionamento ativo com o mercado e parceiros de inovação.

“Marlon destacou a importância crítica da inovação nos negócios e como as empresas podem evitar o fracasso ao adotar uma mentalidade inovadora. Ao investir em inovação e construção de relacionamentos sólidos, as empresas podem posicionar-se para o sucesso a longo prazo em um ambiente empresarial em constante mudança”, resumiu Carlos Infante Teixeira, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Mercado e um dos idealizadores do evento.

A Era da Inteligência Artificial: Como Empresas estão Transformando seus Negócios

Dando sequência a programação, representantes da Azuris e da Bindflow – startups ligadas à inovação e IAs – realizaram uma apresentação sobre o assunto do momento no mundo: a Inteligência Artificial.

Com o foco no uso empresarial, Alessandro Binhara (Azuris) e Jeferson Passos (Bindflow), destacaram o potencial da inteligência artificial para transformar negócios e melhorar a eficiência operacional. “Empresas estão cada vez mais focadas em implementar estratégias de IA para se manterem competitivas em um mercado em constante evolução. Com uma abordagem estruturada e focada, é possível colher os benefícios da IA e impulsionar o crescimento empresarial”, enfatizou Passos em sua fala de abertura.

Com uma introdução rápida sobre as IAs, a Bindflow mostrou aos presentes algumas tendências tecnológicas para os próximos anos segundo o CEO da NVIDIA, Jensen Huang. Confira:

– Crescimento exponencial da capacidade de processamento está impulsionando avanços na IA e machine learning.

– Previsão de que até 2030, 80% dos humanos estarão engajados com robôs inteligentes no dia a dia.

– Automação de atividades do backoffice em 3 a 5 anos com IA, reduzindo drasticamente o tempo de processamento de dados.

Em seguida, a Azuris demonstrou alguns cases de sucesso que as empresas têm participado nos últimos anos envolvendo IAs. Confira: 

Uninter – reduziu em 400% a evasão de alunos ao implementar ações personalizadas de retenção baseadas em análise de dados.

RD Station – construiu um data lake para integrar operações e utilizar machine learning no tratamento de 20.000 leads por dia, aumentando a eficiência de suas campanhas de marketing.

Encerrando as apresentações, os profissionais trouxeram algumas provocações aos presentes. “É necessário que vocês identifiquem claramente os problemas ou oportunidades antes de aplicar IA, evitando investimentos desnecessários. É essencial um mapeamento interno e apoio externo para garantir implementações eficientes e focadas. E, por fim, priorizem a implementação eficiente das soluções, evitando excesso de ideias e pouca aplicabilidade”, disse Passos.

Finalizando o evento, Leticia Rodrigues, publicitária especialista em Novos Negócios e responsável pelo HUB, realizou uma fala de encorajamento para os presentes. “Estamos iniciando uma jornada aqui dentro que deve ser levada com muita cautela. Mesmo com essa calma não podemos deixar de sonhar. Até onde podemos chegar? Pensem o que nós podemos nos tornar e, aos poucos, chegaremos lá!”.