A exploração das camadas do pré-sal no Brasil resultou em um aumento significativo na produção nacional de petróleo ao longo de duas décadas e trouxe consigo o desenvolvimento de tecnologias específicas para enfrentar desafios da exploração do petróleo nas águas profundas. Uma demonstração desse avanço é a transformação do Brasil em um exportador de equipamentos altamente sofisticados para a extração do petróleo nas águas profundas, tanto quanto, por exemplo, a Wet Cristmas Trees (WCT).
Wet Cristmas Trees são dispositivos submarinos fixados em aberturas de poços no fundo do mar. Esses equipamentos controlam o fluxo do petróleo e o conduz para a superfície. Este tipo de tecnologia entrou para a lista de produtos de exportação do Brasil devido às inovações desenvolvidas por multinacionais para adaptá-los às complexidades da camada pré-sal, onde a profundidade pode ultrapassar 7.000 metros.
A exportação global de equipamentos e serviços demonstra a capacidade e a competitividade da cadeia de valor do óleo e gás instalados no Brasil.
A Intertechne, uma empresa com mais de 35 anos no mercado da engenharia, tem em seu portfólio clientes ligados à indústria petroquímica e à exploração da camada pré-sal, como a Petrobras e Braskem. Além disso, a empresa possui uma Unidade de Negócios dedicada à indústria de Óleo e Gás/Petroquímica, com uma equipe de mais de 200 profissionais alocados em três escritórios da empresa no Brasil: Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre, cidades que constituem importantes centros da cadeia de valor do setor no Brasil.
Encontre mais sobre os trabalhos da Intertechne em nosso site.